ॐ Hipnose

Hipnose Terapêutica


Trata-se de um estado alterado de consciência e percepção, de profundo relaxamento, no qual o consciente e o inconsciente podem ser focalizados por ficarem mais receptivos a sugestão terapêutica.
O trabalho hipnótico facilita, em teoria, a descoberta de novas opções na vida e a quebra de padrões de sentimentos e comportamentos indesejáveis.

Usos na Psicologia e Psicoterapia: O que ela trata?
Tabagismo, emagrecimento, fobias, depressão, ansiedade, auto-estima, problemas sexuais, transtornos psicológicos, alcoolismo e demais vícios, terapias de regressão, dores crônicas, fortalecimento do ego e melhoras na concentração ou memória.

Mitos sobre a hipnose:
Perda de Consciência – Um dos maiores mitos sobre hipnose é que você perderá a consciência. A hipnose é um estado alterado de consciência, ( você muda da consciência de vigília para a consciência hipnótica), porém não se perde a consciência.
Consciência Hipnótica é quando você se volta para o seu próprio interior.

Perde a Vontade – A sua vontade não se enfraquecerá ou mudará de forma alguma. Você está no controle e se desejar, por qualquer razão, sair do estado hipnótico, pode fazer isto abrindo os olhos.   Você não pode ser forçado a fazer nada contra a sua vontade.

Fala Espontânea -  O paciente não começa, espontaneamente, a falar ou revelar informações que gostaria de manter em segredo. Você pode falar durante a hipnose e seu hipnólogo pode querer usar uma técnica que inclui conversa para ajuda-lo em seu problema.

Acaba Dormindo – A hipnose não é igual ao sono. Você não vai dormir. O padrão do eletrocefalograma durante a hipnose comprovou ser diferente ao padrão durante o sono.







A História da Hipnose
A hipnose e a utilização de estados hipnóticos esteve presente em toda história da humanidade. Ao longo de seu desenvolvimento pode-se perceber três momentos distintos de seu uso e aplicações:

a) Hipnose utilizada pelos povos e civilizações antigas:
Nas culturas antigas a hipnose foi a forma mais antiga de cura utilizada pelos sacerdotes. Não era usada nos termos formais de hipnose, mas utilizava-se processos e procedimentos hipnóticos para a cura de dores e doenças. No Egito antigo no século 1500 a.C., os sacerdotes induziam um certo tipo de estado hipnótico com finalidade de cura, conforme escrito nos papiros de Ebers. Estes papiros continham uma coletânea de antigos escritos médicos descrevendo como aliviar a dor e as doenças. (Bauer, 1998).
Na Grécia antiga nos templos Asclépia, se fazia o diagnóstico e cura dos doentes por intermédio do sono divino ou terapia onírica. Neste estado anterior ao sono, chamado na época estado hipnagógico, as imagens irrompiam automaticamente à consciência do doente e o sacerdote trabalhava simbolicamente sobre estas imagens, fornecendo sugestões hipnóticas de cura.
No século XVI Paracelsus, pai da medicina hermética, acreditava na influência magnética das estrelas na cura de pessoas doentes, vindo a confeccionar talismãs com inscrições planetárias e zodiacais. A hipnose utilizada na antiguidade era impregnada de magia, misticismo e religiosidade com objetivos de cura através da imaginação,

b) Hipnose no período de experimentação científica - Séc. XVIII e XIX:
A história da hipnose no grande período de experimentação científica do século XVIII e XIX foi retirado integralmente de Carvalho(1999) e Rossi & Cheek (1988). Tem início com Franz Anton Mesmer (1734-1815), médico austríaco do século XVIII, que iniciou seus estudos interessado no magnetismo animal que seria responsável pela cura de dores e doenças.
Foi somente no século XIX que o médico inglês James Braid (1795-1859), assistindo a uma cirurgia efetuada por Mesmer com anestesia geral provocada pelo uso da hipnose, passou a estudar o processo vindo a reformular a teoria de Mesmer. Braid definiu o estado hipnótico como um estado particular de "sono do sistema nervoso", vindo a cunhar o termo hipnose, do grego Hypnos que simbolizava o Deus do sono na Mitologia Grega. Dessa forma, o termo hipnose ficou erroneamente associada a idéia de sono
A escola de Salpêtrière tinha como líder Charcot, o neurologista mais importante e conceituado da época, o qual estava estudando os estados hipnóticos para tratamento de pacientes histéricos. Em um trabalho apresentado em 1882, na Academia Francesa de Ciências, Charcot considerou a hipnose como um estado patológico de dissociação, comparando o transe ao processo histérico e a anormalidades no sistema nervoso. A relação entre hipnose e doença obteve grande aceitação no meio científico, vindo a influenciar segundo este ponto de vista teóricos como Freud.
Diferentemente da escola de Salpêtriere, a Escola de Nancy de Liébeault e Bernheim do século XIX, também estudava a hipnose e seus fenômenos por mais de 100 anos conforme descritos por Braid, pensando a hipnose como um estado de consciência normal e natural do ser humano, tendo um ponto de vista muito distinto de Charcot. Liebeault e Bernheim retomaram a idéia original de Braid de que a indução hipnótica decorria da sugestão, realizando inúmeros estudos e experimentações científicas.
 Livros passaram a ser escritos e revistas científicas começaram a publicar artigos sobre hipnose. William James incluiu um capítulo sobre hipnose em seu livro Princípios de Psicologia, e Wilhelm Wundt, considerado o pai da Psicologia como Ciência, escreveu um livro sobre hipnose.

O que é hipnose?
A hipnose são fenômenos do pensamento que ocorrem no cotidiano de maneira geralmente superficial. As formas específicas de pensar (fenômenos chamados de hipnose) ocorrerão segundo quatro aspectos: (1) a intensidade da atividade do pensar; (2) as formas de pensar induzidas por si mesmo ou outra pessoa; (3)quanto mais uma pessoa tenha aprendido a pensar de uma ou outra maneira, mais facilmente ela apresentará uma ou outra forma específica de pensar; e (4) o sistema orgânico que possibilita o próprio pensar, o qual, na medida em que estiver intacto, proporcionará a utilização das formas de pensar específicas, lembrando também ser o próprio sistema afetado pela hipnose.
Assim, todas as pessoas que estiverem com capacidade de concentração, podem ser hipnotizadas.

Como tudo ocorre:
Somos seres condicionáveis pelo meio que nos envolve e é através dos nossos 5 sentidos, principalmente a visão e a audição, que sofremos as influências para criarmos nossos conjuntos de crenças e valores.
Nós não enxergamos com os nossos olhos, nós enxergamos com o nosso cérebro!
No caminho dos olhos até o córtex visual, região cerebral responsável pela “fabricação” da visão (gnosia visual), os lobos temporais editam e reconstroem até 50% ou mais da informação original que entra através da retina e nós apenas “vemos” o que o cérebro, com todas as suas realidades condicionadas, decide o que ele está vendo e sentido.
Seguindo esta linha de raciocínio somos constantemente condicionados  a acreditar em um conjunto de crenças, que levamos por toda nossa vida,  desta  forma  podemos ter a ideia que estamos constantemente sendo influenciados a acreditar numa realidade imposta e nos tornamos hipnotizados por esta crença da falsa realidade. Esta é uma ideia que  tem origem desde a nossa infância, onde foi imposto, seja pela família, religião ou sociedade uma crença do que somos e o que devemos  realizar;  esta é a Matriz Neural inicial (Matrix em inglês) e a partir daí começamos a criar as teias de nossas possibilidades.
Mas quando temos a nossa Matrix com um erro, seja por traumas, falsas crendices, subjugamentos , etc.., toda nossa teia de possibilidades começa a se romper e destruir nossas vontades, nossos propósitos, isto porque, o nosso hoje está repleto de desejos e é constantemente sabotado pelo nosso inconsciente do ontem.  A vida então se torna um conjunto de obstáculos e assumimos a sensação do “cachorro correndo atrás do rabo”.

Esta é a proposta da reprogramação com Hipnose, seu inconsciente se abre para o hipnólogo, tal como um sonho  acordado ( Estado Alterado de Consciência) sua mente de hoje leva todo seu conhecimento atual  para um fato do passado e com auxilio do hipnólogo, reconstrói uma nova realidade, uma versão satisfatória para que sua Matrix seja reorganizada e você possa reconstruir suas realizações dentro das suas  inúmeras possibilidades .

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails